Mercado de imóveis no interior da Bahia está em franca expansão

Com lançamentos a partir de 115 mil reais para casas, apartamentos ou lotes em condomínios, o setor imobiliário está em voga em cidades, como Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Ilhéus e Alagoinhas. Ou seja, o mercado de imóveis no interior da Bahia está em franca expansão.

Isso porque a interiorização de projetos é um dos principais planos da nova diretoria da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi). Essa é uma tendência que deve se prolongar pelos próximos 24 meses.

Mercado de imóveis no interior da Bahia
Chave casa nova – Foto: FreePik

Segundo especialistas no setor, o momento positivo ocorre devido a junção da melhora da economia mais demanda reprimida, além de um conjunto de ações governamentais para impulsionar o setor.

Novidade apresentada pela Caixa Econômica Federal

Entre as ações está a elaboração da linha de crédito habitacional com taxa fixa de juros de 8% até 9,75% por ano anunciada pela Caixa Econômica Federal.

Essa linha varia de acordo com o período de financiamento e da relação da clientela com a instituição financeira. Isso, pouco tempo após o banco divulgar a queda em cerca de 30% dos juros para financiamento a produção. E ainda que duas linhas de créditos para construtoras poderão ser indexadas pela inflamação ou pelo certificado de depósito interbancário (CDI).

Para o Sindicato da Indústria da Construção Civil da Bahia (Sinduscon), essa é uma época de volta do crescimento depois da crise. E a Caixa Econômica está buscando uma forma de apresentar alternativas ao consumidor, sobretudo, do mercado de imóveis no interior da Bahia.

Na visão dos especialistas, há uma variedade de opções superior no segmento de financiamento habitacional. E tanto para o cidadão quanto para as empresas nos dias de hoje. Ou seja, a tendência é que o mercado imobiliário no interior do Bahia reaja com mais velocidade mesmo com uma renda inferior em comparação com a capital, Salvador.

Realidade do mercado de imóveis no interior da Bahia

Diversas empresas já estão anunciando empreendimentos para várias cidades do interior. De tão relevante, muitos projetos comerciais voltados para o interior foram desenvolvidos unicamente para conhecer mais sobre a realidade dessas regiões.

Afinal, o setor está em genuíno crescimento e permite que os interessados possam consolidar as suas participações nessas praças. Além disso, se torna possível variar os portfólios já existentes e avançar para outros municípios.

Mercado de imóveis no interior da Bahia
Mercado de Imóveis – Foto: FreePik

Tudo indica que os investidores do setor estão encarando a chegada do ano com otimismo. Isso ainda em função das medidas de diminuição dos juros praticados pelas instituições financeiras. Os profissionais da área entendem que se passou por um “boom” que não deve se repetir tão cedo.

Todavia, o mercado de imóveis no interior da Bahia está bastante chamativo e pujante. E existe um poderoso motivo para corroborar tamanha confiança. Já que dos 134 novos empreendimentos imobiliários registrados este ano, 50% é de fora da capital.

E, vale salientar que 13 projetos estão sendo desenvolvidos na cidade de Feira de Santana. “Mas, é preciso trabalhar”, alertou o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia, Samuel Prado.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui