Tendência da área imobiliária aponta para futuro digital

Um mercado totalmente digital. Ao menos, essa é a tendência da área imobiliária para médio e longo prazo levando os últimos estudos em consideração. Acompanhando a temática de outros setores do mercado, o nicho tem tudo para apostar e intensificar a exploração de técnicas virtuais e com muito menos burocracia para o seu cliente.

Tendência da área imobiliária
Foto: FreePik

De acordo com informações da consultoria Deloitte, mais da metade dos consumidores podem preferir um processo completamente virtual até 2040. Essa foi a conclusão apresentada pelo estudo de perspectiva das novas gerações realizado pela empresa.

Tendência da área imobiliária

Para os especialistas no mercado imobiliário, o processo digital deve se tornar tão eficiente e pratico quanto o presencial. Nos dias de hoje, já da para adquirir qualquer produto pela rede mundial de computadores. Por isso, o setor de venda, compra e locação de imóveis deve dar continuidade a essa linha.

Nos próximos anos, o cliente não desejará mais ter o compromisso de se deslocar até uma imobiliária. Ou agendar um horário com um corretor e dar conta de uma série de exigências burocráticas. A tendência da área imobiliária é que tudo se torne muito mais fácil, rápido e automatizado.

Ferramentas virtuais já estão disponíveis

No entanto, há opções já disponíveis para quem está procurando por uma residência, espaço comercial ou industrial. Ou seja, diversas plataformas já contam com calculadora para fazer a simulação de um financiamento para casa ou apartamento.

Ou seja, o cidadão pode inserir a local almejada, a quantia a sua disposição para o negócio, orçamento máximo das parcelas e se tem preferência por uma estrutura pronta ou ainda na planta. Após fazer o cálculo da oferta, o consumidor é encaminhado para as instituições financeiras e suas respectivas condições.

O fato é que essa é apenas uma das ferramentas que tendem a evoluir e se propagar ainda mais gradativamente. Essa modernização do segmento também oportuniza a aceleração da venda e compra de imóveis.

Tendência da área imobiliária
Foto: FreePik

Afinal, os interessados poderão buscar por um lar no modelo predileto e que se encaixa com a sua condição financeira com poucos cliques. Tudo o que as pessoas precisarão é de um dispositivo móvel (smarpthone, notebook ou tablet) com acesso a internet.

Brasil conectado em números

Se a tendência da área imobiliária é investir em processos digitais a médio e longo prazo, é indispensável que o corretor conheça o cenário nacional. Afinal, a quantidade de brasileiros que utilizam a rede segue em elevação. O número passou de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas.

Essa informação integra a nova edição da pesquisa TIC Domicílios, divulgada no segundo semestre de 2019. O estudo tem a ver com a questão da conexão a internet nas casas brasileiras. O levantamento, promovido todos os anos pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), é referência no Brasil.

Nos regiões urbanas, o acesso a internet aparece acima da média. Assim 74% das pessoas que residem na área urbana estão conectados. No entanto, a situação na zona rural nacional também está melhorando. Pela primeira vez, 49% dos moradores dessas localidades alegou estar ligado a internet em 2018. O dado superou a marca de 44% registrada em 2017.

Segundo o estudo do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, o Brasil possui 46,5 milhões de domicílios com acesso à internet, 67% do total.

O país está realmente avançando ano a ano na democratização do acesso a rede. Só que ainda está atrás, em termos de população conectada, de outras nações da América do Sul, como Chile, Argentina e Uruguai.

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